
Escrita
A escrita egípcia também foi algo importante para este povo,pois permitiu a divulgação de idéias, comunicação e controle de impostos. Existiam duas formas principais de escrita:
• A demótica (mais simplificada) e a hieroglífica (mais complexa e formada por desenhos e símbolos).
• As paredes internas das pirâmides eram repletas de textos que falavam sobre a vida do faraó, rezas e mensagens para espantar possíveis saqueadores.
• As paredes internas das pirâmides eram repletas de textos que falavam sobre a vida do faraó, rezas e mensagens para espantar possíveis saqueadores.
• Uma espécie de papel chamado papiro, que era produzido a partir de uma planta de mesmo nome, também era utilizado para registrar os textos.
Escrita hieroglíficaA mais usada, era a Escrita hieroglífica: baseada em hieróglifos. Era apartir de desenhos e símbolos que os egipcios representavam idéias, conceitos e objetos. Os hieróglifos eram juntados, formando textos. Esta escrita era dominada, principalmente, pelos escribas. A Escrita Hieroglífica foi utilizada no Egipto desde o séc. V a.c. ao séc. IV da nossa era.
Estes hieróglifos são a principal fonte histórica para entendermosa história desta importante civilização antiga. Poucos egiptólogos (estudiosos do Egito Antigo) conseguem decifrar a escrita hieroglífica.

Escrita Demótica
Foi um um tipo de escrita popular, para assuntos cotidianos. O termo "demótico" provém do grego "demotika", que significa "popular" ou relativo aos assuntos diários. O termo foi utilizado pela primeira vez por Heródoto. Representa uma evolução da língua falada. Também uma forma abreviada do Hieróglifo. De acordo com documentos encontrados por arqueólogos, começou a ser usado na dinastia XXVI.
Apesar do nome, a escrita no Egito antigo nunca foi popularizada: a classe dos escribas e sacerdotes detinham a habilidade de escrever, até mesmo alguns faraós foram analfabetos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário